sábado, 17 de abril de 2010

Sonar

O Sonar é instrumento fundamental da guerra anti-submarino. Ele é um dispositivo criado para detectar e localizar objectos submersos na água por meio das ondas sonoras que os alvos reflectem ou produzem
O sonar activo funciona basicamente como o radar, só que usa pulsos sonoros no lugar das ondas de rádio. As ondas de rádio não se propagam sob a água, além de poucos metros.
O pulso do sonar, é emitido e ao encontrar um obstáculo, retorna ao emissor.



O que ouve o ouvido humano?

Ouvido humano

O ouvido é constituído por ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.





As vibrações sonoras são captadas pelo o ouvido externo (no tímpano) e transmitidas ao ouvido médio, que as amplifica e envia ao ouvido interno.

A propagação das ondas no líquido do ouvido interno origina impulsos eléctricos que são transmitidos ao cérebro pelo o nervo auditivo. No cérebro estes impulsos são descodificados e traduzidos em sons.



Espectro sonoro

Nem todas as vibrações que atingem os nossos ouvidos são ouvidas. O conjunto de todas as frequências possíveis para as ondas sonoras é denominado espectro sonoro. De acordo com a frequência da onda sonora, classificam-se os sons em infra-som,

(f maior que 20Hz), som audível (20Hz maior que f maior que 20000Hz) e ultra-som

(f maior que 20000Hz).





sexta-feira, 16 de abril de 2010




Que fenómenos ocorrem com o som?
Reflexão do som – eco e reverberação

O eco consiste em ouvir a repetição de um som que foi produzido instantes antes.

Em zonas montanhosas pode ouvir-se o eco, assim como em túneis ou em espaços sem mobília.



O eco resulta da reflexão do som quando este encontra superfícies duras e lisas. A reflexão é um fenómeno ondulatório que ocorre quando a onda é obrigada a mudar de direcção, ao encontrar um obstáculo.
Para distinguir claramente o som reflectido do som original, é necessário que exista entre eles um intervalo mínimo de 0,1s.
Desta forma, para que seja possível ouvir distintamente o eco do som original, é necessário que seja percorrida uma distância de 34m, pelo que a superfície reflectora tem de estar a uma distância mínima de 17m da fonte emissora.
Quando num local, existem vários obstáculos a distâncias superiores a 17m, o mesmo som pode repetir-se várias vezes, ocorrendo vários ecos – ecos múltiplos.
Quando a distância entre a fonte sonora e a superfície reflectora é inferior a 17m, ocorre a reverberação do som. Neste caso, não se consegue distinguir o som original do som reflectido, pelo que há apenas a sensação de um prolongamento do som original e os sons parecem durar mais tempo no nosso ouvido do que seria normal.

Refracção do som

A refracção é um fenómeno que ocorre quando a velocidade de propagação da onda sofre alterações. Na refracção, há normalmente mudança de direcção de propagação.
Este fenómeno permite explicar a razão por que o som produzido numa sala fechada chega à sala do lado. O som que se propaga no ar, ao encontrar a parede, sofre refracção e propaga-se através dela, chegando à sala do lado


Altura do Som

A altura do som é a propriedade do som que permite classificar os sons agudos (altos ou finos) e graves (baixos e grossos).
De uma forma geral o som produzido pela voz de uma mulher é mais agudo do que o som produzido pela voz do homem.



Intensidade do som

A intensidade do som é a propriedade que permite classificar os sons em fortes e fracos. Está relacionada com a amplitude da onda sonora.
A intensidade de um som depende ainda:
Da distância a que se encontra a fonte sonora.
Da sensibilidade auditiva


Propagação do som

O som é uma onda mecânica, pelo que necessita de um meio material para se propagar: não se propaga no vazio. A velocidade de propagação é diferente consoante o meio de propagação.
De uma forma geral, a propagação das ondas sonoras é mais rápida no sólidos do que nos líquidos, sendo mais rápida nestes do que nos gases.
No entanto a velocidade de propagação do som não depende apenas do estado físico do meio, mas também de outros factores como por exemplo a densidade ou a elasticidade do material.
Quanto mais elevada é a temperatura, menor é a densidade do ar e maior é a velocidade de propagação do som.
Som

O que são ondas?

Uma onda é uma perturbação que se inicia num ponto e se propaga, transferindo energia de um ponto para outro.
Na propagação de uma onda, só há transferência de energia, não há transporte de matéria.

Ondas mecânicas e ondas electromagnéticas

Todas as ondas se propagam transferindo energia de um ponto para o outro.
As ondas mecânicas, para se propagar, necessitam de um meio material.
As ondas sonoras resultam da vibração das partículas do meio onde se propagam. Assim as ondas sonoras, tal como sísmicas ou as ondas do lago, são ondas mecânicas.
As ondas electromagnéticas não necessitam de um meio material para se propagar, propagam-se no vazio.

Ondas longitudinais e transversais

As ondas são aquelas em que a direcção de propagação coincide com a direcção de vibração são perpendiculares.
O som propaga-se através de ondas longitudinais e a luz por ondas transversais.

Onda sonora

O som é produzido pela vibração de uma fonte sonora. Essa vibração transmite-se através de um meio material até aos ouvidos, onde é percepcionada. A transmissão das vibrações ao meio circundante provoca a aproximação das partículas em determinadas zonas e o seu afastamento noutras. As zonas de compressão (aproximação das partículas) a vales.
À vibração de uma fonte sonora está associada energia de movimento (energia cinética), a qual é transferida através da onda enquanto esta se propaga no meio natural.

Características de uma onda periódica

À diferença de posição entre qualquer ponto e o equilíbrio chama-se elongação.
O comprimento da onda é a distância mínima entre dois pontos que se encontram na mesma fase. A unidade de base do Sistema Internacional é o metro (m).
Numa onda, a amplitude (A) corresponde à distância máxima da elongação e
exprime-se em metro.
A frequência da onda (f) corresponde ao número de ciclos (oscilações) que se completam em cada segundo.
O intervalo de tempo mínimo decorrido até que o fenómeno retome as mesmas características – tempo necessário para se completar um ciclo – denomina-se período e é representado pela letra T.
A frequência e o período são grandezas inversamente proporcionais.

T=1/f ou f=1/T